domingo, 13 de junho de 2010

BRASIL, SUCESSO NAS COPAS DO MUNDO


1958

Primeira Copa do Mundo que o Brasil conquistou e muitos dizem que foi o melhor time dos cinco campeonatos mundiais de seleção. Certame realizado na Suécia e o Brasil vinha de duas decepções com a perda da Copa no Maracanã em 1950 para o Uruguai e em 1954 na Suíça. A Copa da Suécia, foi o torneio em que o Rei do futebol, Pelé, surgiu para o mundo. Na final o Brasil sapecou 5 x 2 na Suécia e se sagrou campeão do mundo de futebol.

1962

Ano do bicampeonato no Chile. Praticamente Pelé não jogou devido a contusão logo no início da Copa. Quem se destacou nessa Copa foi o gênio Garrincha que fez gol e deu show, ajudado pelo substituto de Pelé, Amarildo. Já era uma seleção envelhecida, mas mesmo assim a categoria e o brilho do futebol brasileiro se sobrepôs ao futebol europeu. Final Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia.

1970

México, ano do tricampeonato. Time maravilhoso que encheu os olhos do mundo inteiro e Pelé, Gerson, Tostão e companhia simplesmente maravilharam os amantes do futebol verdadeiro, envolvente e brilhante. Foi a Copa em que Pelé só faltou fazer chover, com jogadas geniais que até hoje impressionam. Brasil 4 x 1 Itália, Brasil tricampeão!

1994

Essa Copa do Mundo realizada nos EUA foi conquistada pelo nosso país, mas sem aquele brilho tão comum ao futebol brasileiro. Futebol retranqueiro e um monte de volantes na frente da zaga. Destaque foi Romário que conquistou a Copa praticamente sozinho. A genialidade de Romário foi o de mais importante nessa Copa. Na final e nos pênaltis o Brasil vence a Itália. Tetra campeão!

2002

Copa realizada em dois países, Coreia do Sul e Japão, o Brasil chega ao pentacampeonato com a família Scollari. Time fechado com o técnico Felipão, Copa de Ronaldo Nazário, auxiliado por Ronaldinho Gaúcho em grande forma e que foi decisivo no jogo contra a Inglaterra em que fez gol e ainda teve tempo para ser expulso. Mas foi Ronaldo Nazário o grande jogador dessa Copa e nos deu pentacampeonato mundia de futebol. Brasil 2 x 0 Alemanha, Brasil, pentacampeão!

Nenhum comentário: