terça-feira, 1 de junho de 2010

EDUCAÇÃO, TEMA A SER DISCUTIDO SEMPRE


Este ano teremos eleições e todos nós simples eleitores é que decidiremos o futuro de toda uma nação. Está nas nossas mãos o futuro que queremos e o rumo verdadeiro do Brasil. Nos temas sempre a espera de soluções está a educação. Ela precisa ser debatida de forma livre e democrática para dessa maneira chegarmos a soluções.

Na história do Brasil o ensino sempre foi voltada para a elite dirigente, fato médico e advogado serem chamados de "doutores" quando a grande maioria desses profissionais não terem cursado o doutorado. Outro exemplo gritante é o descaso dos governos com a educação do povo. Vemos ainda, infelizmente, escolas com professores e técnicos mal remunerados. Quando faz greve tem que trabalhar em sábados e feriados devido a lei dos 200 dias letivos. Simplesmente inconsequente quem inventou 200 dias de aula. Falo que isso transformou o professor em trabalhador escravo. A quantidade de dias somente não significa ensino de qualidade.

Qualidade é salário justo e o devido estímulo ao profissional de ensino. E que o estado dê as devidas condições de trabalho. Computadores com impressora, papel e estímulos para o professor poder desempenhar suas funções a contento. E sem politicagem nas escolas, ao dar a verdadeira gestão democrática com a participação da comunidade escolar(professores, alunos, técnicos e pais) nas decisões em colegiado.

Recursos para educação investidos realmente nas escolas da pré escola à universidade. Para com isso o filho do trabalhador ter a opção de fazer uma faculdade pública ou cursar um curso técnico de qualidade. A educação, sabemos, é a chave para o desenvolvimento de um país. O Brasil vai crescer realmente ao investir numa educação inclusiva que contemple todos os seus filhos de maneira plural e sem distinção. E que as oportunidades de estudo sejam a mais democrática possível. A educação é o caminho e a solução.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: