domingo, 6 de junho de 2010

PATRIOTISMO OU PATRIOTADA?

Chega-se a mais uma Copa do Mundo de Futebol e muitos brasileiros começam a se entusiasmar com esse que é o maior evento futebolístico do planeta. A seleção brasileira sempre é favorita, pois no futebol, é primeiríssimo mundo. É o time em que toda mídia mundial cobre. Todos os detalhes dos nossos atletas são esmiuçados e em qualquer noticiário nessa época. Dunga e seus comandados são destaques e espero que eles em campo retribuam com grande futebol e a conquista do caneco.
Mas infelizmente boa parte dos nosos patrícios engalanam suas ruas, casas e carros com bandeira do Brasil e/ou motivo verde e amarelo só de quatro em quatro anos. Dizem que somos uma "pátria de chuteiras" e que o patriotismo aflora em cada brasileiro. Mas só de quatro em quatro anos? Depois da África do Sul só em 2014 aqui no nosso país? Meus caros amigos já notaram que praticamente todo filme americano tem a bandeira americana, seja na mesa ou hasteada? Cito filme dos "States" por que é que passa mais nas nossas tevês. Por que não enfeitamos nossos espaços de verde amarelo sempre?
Esse oba, oba verde e amarelo atual não significa em nada patriotismo. Patriotismo é votar em candidato ético e ficha limpa. E não só votar. Acompanhar diariamente o político eleito e com cargo público, fiscalizando-o. E mais ainda, exigir que os problemas de sua rua, da escola e da saúde sejam resolvidos. Patriotismo significa ajudar o seu semelhante, as crianças, idosos e contribuir para um meio ambiente saudável e com futuro. Então, sejamos patrióticos, brasileiros e campeões do mundo no futebol e na vida!
Imagem retirada do Google Imagem(www.brasil-fotos.com/bandeira.htm)

Um comentário:

Luiz Alberto Machado disse...

Grande Arimatéia!!!!!
Chamou na responsa e na maior.
Isso mesmo, amigo: ética, dignidade humana, cidadania & lá vamos nós por um Brasil verdadeiro.
Adorei seu blog, curti tudo. Parabens. Indicarei nas minhas páginas.
Vamos juntos & tataritaritatá!!!!
www.luizalbertomachado.com.br