domingo, 12 de setembro de 2010

FOGO


Estamos no mês de setembro e praticamente não choveu. Tivemos chuvas fracas que nem chegou a minorar o tempo quente e ainda fumaça. Ah! Este ano estamos sofrendo com esse problema que parecia já resolvido. Já fazia muitos anos que a fumaça, produto de queimadas não incomodava tanto. Os hospitais e clínicas são destinos certos para quem tem alguma alergia respiratória. Quinta feira, estava em Porto Velho e com a fumaça predominando, fiquei um bom tempo com o nariz irritado e coriza. Sintomas e consequências desse clima que desde o mês passado teima em permanecer no nosso estado.

Não sei, mas tudo isso merece uma análise mais detalhada e todo cidadão exigir o cumprimento das leis ambientais e evitar ao máximo essas queimadas. Esses dias ia para o trabalho no começo da noite e pessoas daqui da cidade queimando lixo em plena área urbana. Bem na hora que muita gente estava jantando ou chegando em casa do trabalho. Fogo, fumaça e transtornos para toda uma população. Queimadas no campo e cidade. É inadmissível queimar o lixo na cidade. Pra que serve a coleta de lixo da prefeitura? Não é melhor juntar esse lixo em recipientes e deixar para a coleta do lixo?

Sei não, mas parece que o brasileiro só se educa com os rigores da lei. Quando mexe com o seu bolso. Parece que estamos em tempos antigos em que a comunicação era feita através da fumaça ou do fogo. O nosso planeta merece mais cuidado. Mais carinho. A humanidade está se suicidando e não dando direito para os nossos descedentes viverem e usufruírem das benesses da terra. Ecologia é vida. Enquanto tiver fólego, cof!, cof!, cof!, vou gritar: Vamos cuidar do nosso meio ambiente!

Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: