sábado, 18 de setembro de 2010

VOU VOTAR EM FICHA LIMPA!


2010, ano de eleições legislativas, com a renovação da representação política no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas de todos os estados. E devido ao sistema proporcional em que o candidato é eleito pelo conjunto de votos que ele adquire, em todo os estados as cidades brasileiras de quatro em quatro anos é inundada com fotos de cidadãos que a população não conhece. Muitos nem conhecem os seus deputados e senadores que ainda estão na legislatura presente, já pensou nos candidatos que pululam nessa disputa. Muitos são os chamados paraquedas que só aparecem a cada quatro anos ou são chamados ainda de candidato Copa do Mundo. O significado é óbvio.

É um momento delicado e muito sério. Hora de análise e muito estudo do passado, presente e principalmente quais projetos defendem. Espertalhão tem muito na política. Fato que espanta pessoas honestas e competentes que poderiam contribuir e muito na moralização da coisa pública. Mas a corrupção e os benefícios para os apaniguados do governante de plantão deixa quem é sério bem distante desse jogo bem sujo em que praticamente o vale tudo eleitoral é a plataforma de governo dos candidatos. Isso só complica o pensamento do eleitor e o faz muitas das vezes a votar pela emoção. Votar por que Doutor Fulano de Tal pediu pra ele votar em candidato X ou Y. Não há a independência do eleitor pra escolher livremente o candidato com um mínimo de isenção e analisando friamente seu escolhido.

Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, a sociedade brasileira debate quem é Ficha Limpa ou Ficha Suja e essa lei deu uma luz e mais uma esperança que as coisas na política possam ser resolvidas de forma ética e responsável. Nós simples eleitores temos uma grande chance de não votar em candidato com Ficha Suja. Os meios para essa análise são fáceis e basta pesquisar que saberemos quem é Ficha Limpa, analisar suas propostas e sufragar o nome dessas pessosa.

Nenhum comentário: