sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"VAREIA"


Estava eu a comprar camisas numa loja e diante de várias modelos, pergunto a vendedora:
- Qual preço das camisas?
Ela responde:
- Vareia!
Fiquei surpreso com a resposta dela. Não com os preços, mas sim o modo como ela respondeu a minha indagação. Ela, acredito ter em torno de vinte anos de idade e se não concluiu o ensino médio, esteja a concluir. Erros de português como esse são de certa forma comuns. Diariamente escutamos o assassinato da lingua portuguesa. Ah! Mas tem sempre aquele que fala:
- Você não entendeu a mensagem?
- Claro que sim!
Mas vejo que o problema é bem mais profundo e que precisa ser analisado mais friamente. Isso reflete toda uma educação que está em frangalhos. Se em vez de dizer varia diz "vareia", isso é um sinal que nossos alunos tem pouco conhecimento de português e também de matemática, ciências ou história. O problema é de maneira geral. Falta leitura e a boa observação de como se escreve as palavras e a concordância gramatical. Não só os alunos, mas boa parte da população brasileira "patina" feio no português falado e escrito.
Então, nesses tempos de eleição é importante analisar os candidatos e observar mais atentamente aqueles que realmente tem um bom programa de governo voltado para a educação. Não se aceita mais o discurso vazio de que a educação é prioridade. Isso nós já estamos cansados de ouvir e saber que nada disso é implementado. Faz-se mais do que necessária uma ampla reforma no ensino brasileiro que primeiramente valorize o professor, remunerando dignamente e estimulando da melhor maneira possível esse importante profissional. Além disso, equipar as escolas com tecnologia e treinamento para os mestres executarem da melhor maneira a nobre arte de ensinar. Acredito que a educação é primordial e a base para o verdadeiro progresso do Brasil. Com educação de qualidade todo brasileiro saberá falar direito o português e escolher políticos sérios e honestos.
Foto: José de Arimatéa dos Santos



Um comentário:

Cordelirando disse...

É preciso mais investimento na Educação do País!
é preciso que os que aqui governam acreditem nisso primeiro! rs!
Queremos agradecer sua visita ao Cordelirando e aproveitar o ensejo pra avisar que as "meninas" do STF estão de volta, rsrs! Desta vez o debate é sobre "Visão do STF sobre a Lei Eleitoral ou o Humor Autorizado"!
Te esperamos para dar risada por lá!
Abraços!
Equipe Cordelirando