terça-feira, 21 de setembro de 2010

O FUTEBOL É HILARIANTE, MÁGICO E ALEGRE


Neste final de semana aconteceu o tão decantado clássico futebolístico Fla x Flu(Flamengo x Fluminense) e como todo jogo de futebol aqui no Brasil desperta as paixões dos torcedores dos dois times. Mas fatos hilariantes são comuns a imprensa noticiar. Sábado, um programa esportivo lembrou da fama de pé frio do cantor Mick Jagger já na década de 80. Os dois times citados acima decidiam o campeonato carioca no estádio Maracanã e Jagger estava presente ao jogo. Horas antes tinha sido homenageado na sede do Fluminense. Bola rola e bem pela metade do segundo tempo o vocalista do Rolling Stones resolve ir embora. Poucos minutos mais tarde, o Fluminense abre o placar e termina sendo o campeão. O pé frio Mick Jagger enquanto esteve no Maracanã, torcendo pelo Fluminense, o zero teimava em permanecer no placar.

Copa do Mundo da África, Mick Jagger torceu pela sua Inglaterra, eliminada, Estados Unidos, eliminado, Brasil, eliminado e ainda afirmou gostar do futebol da seleção argentina, quem advinhar o destino nessa Copa da Argentina dou um doce. Eliminada também.

Fora as superstições e malabarismos que o torcedor faz pelo seu clube, essa fama do cantor Mick Jagger de ser pé frio pegou mesmo. A ponto de todos nós que gostamos de futebol rir dessa situação. São fatos que marcam a magia do futebol não só nas quatro linhas, mas na arquibancada também. A televisão mostrou nas arquibancadas torcedores com fotos de Jagger com camisas do Grêmio de Porto Alegre e outros times. Simplesmente tirando onda com o time rival.

Portanto, a lição de tudo isso é que o futebol quando é noticiado dessa forma só contribui para o seu engrandecimento. Tira de foco a violência que permeia nos estádios de futebol e seus arredores, fruto da intolerância de alguns e que afasta cada dia o verdadeiro torcedor. Aquele que debate futebol na esquina, no local de trabalho ou no barzinho com civilidade. Todos se respeitando mutuamente e usufruindo de uma manifestação universal, mas tão brasileira, no jeito de jogar e viver a vida. Futebol que em primeiro lugar significa alegria.
Foto: José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: