domingo, 11 de março de 2012

MUNDO FUTEBOL

Foto: José de Arimatéa dos Santos
Quando vejo alguns "experts" de futebol a condenar os campeonatos regionais e os times ditos pequenos, para eles, fico com uma pulga atrás da orelha, pois é sabido por todos que no mundo futebolístico o que vale é o dinheiro. E muitas das vezes a opinião desses alguns tem algum interesse econômico por trás. Desses campeonatos de futebol no Brasil o mais democrático e mais empolgante é a Copa do Brasil que envolve os principais times de futebol de todos os estados brasileiros.
E até no futebol se revela a grande desigualdade econômica desse país. O salário de um jogador de um grande time de São Paulo ou Rio de Janeiro paga toda a folha salarial de muito time que está a disputar a Copa do Brasil. E para piorar a situação essses times "grandes" quando vão jogar em algum estado que não tem a visibilidade na grande imprensa a maioria da torcida é a do visitante. Felizmente em alguns estados brasileiros essa lógica começa a cair por terra. Em pesquisas feitas junto aos torcedores vê-se que as maiores torcidas são da casa. Vejamos: Ceará - Fortaleza e Ceará, Santa Catarina - Figueirense, Avaí, Pernambuco - Sport, Santa Cruz, Náutico, Goiás - Goiás, Vila Nova, Atlético e por aí vai. A solução foi a valorização pela televisão dos campeonatos locais. Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Goiás têm seus campeonatos televisionados ao vivo e não o campeonato paulista ou carioca. Nessas localidades Flamengo e Corinthians ficam em terceiro ou quarto lugar na preferência dos torcedores.
Defendo que se valorize os times da terra, sem desmerecer os times de fora, claro. Dessa maneira o futebol brasileiro voltará a ser o melhor do mundo. Quem não lembra dos Gols do Fantástico? Sabíamos de cor quem eram os artilheiros dos campeonatos maranhense, baiano, amazonense, entre outros. E haja a revelação de jogadores para a seleção canarinha...
A democratização no futebol começa com a alternância de poder nos clubes, federações e CBF e que a transparência seja a tônica nesse mundo de muito dinheiro e pouco interese pelo consumidor que é o torcedor.
Por isso que a Copa do Brasil no meio da semana passada deu um tempero a mais ao mundo do futebol juntamente com a genialidade de Messi e Neymar que jogam de forma que parece o esporte ser tão simples.
E que essa simplicidade de dois gênios do futebol possam inspirar todos para que mudem esse mundo do futebol brasileiro e voltem os olhos também para o futebol longe de São Paulo e Rio.

Um comentário:

Razek Seravhat disse...

O futebol é um esporte que apaixona e aliena. Cabe a nós, seres pensantes decidir como vai agir. No mais, não posso deixar de dizer que as palavras do seu perfil são necessárias, ou melhor essenciais para construção do novo tempo.

Ternura Sempre!