sábado, 28 de abril de 2012

CAATINGA

Imagem do Google Images - portaldoprofessor.mec.gov.br
Vegetação presente na região nordeste do Brasil e com perda de folhas na época da seca. Caatinga é uma palavra do tupi-guarani que significa "mata branca"(planta sem folha). É uma vegetação endêmica em nosso país e facilmente encontrada do norte de Minas Gerais até o estado do Piauí. Apresenta temperaturas altas, solos rasos e pedregosos.
A caatinga ecologicamente representa a adaptação do homem as condições adversas e prova o quanto os seres humanos têm capacidade para se adaptar a um clima hostil de pouca chuva e temperaturas médias tão altas.
As plantas da caatinga são as xerófitas que possuem mecanismos de armazenamento de água. Há as que conseguem diminuir a transpiração e as mais conhecidas são a umburana, umbuzeiro e o mandacaru.
Possuem uma importância econômica incrível como na produção de ceras, fibras, óleos vegetais, além de forragem para o gado.
A caatinga é um bioma genuinamente brasileiro e como tal necessita de um olhar para a proteção e preservação pela sua importância econômica, ecológica e histórica. Faz parte da paisagem do nordeste brasileiro e o desenvolvimento econômico dessa região do país é urgente, mas de uma forma que proteja a caatinga e a explore de forma sustentável.

Nenhum comentário: