domingo, 22 de abril de 2012

TERRA, "PARTÍCULA DE POEIRA"

José de Arimatéa dos Santos
O planeta terra é uma esfera que se desloca no espaço e na vastidão do universo é apenas uma "partícula de poeira" e dentro dessas definições da terra vê-se o quanto o planeta que habitamos é tão minúsculo em relação a vastidão desse universo tão infinito. E quanto aos seres vivos é que vemos que os números são impressionantes e nós animais e plantas quando se compara o planeta a uma maçã é apenas a casca dessa deliciosa fruta.
A terra em comparação ao universo é tão pequeníssima e por incrível que possa parecer nessa grandiosidade dessa nave apartir de nossa ótica é importante analisar como os fenômenos da vida se interagem com os fenômenos físicos e químicos presentes a todo instante. É importante ressaltar que essa interação é perfeita e é necessário um outro olhar por parte dos seres humanos de como anda a explorar os recursos que o planeta dispõe para a humanidade.
A exploração dos recursos naturais é uma necessidade dos seres vivos, pois o alimento está a disposição ou temos o solo para agricultura, além da água e da chuva a contribuírem para a manutenção da vida. É importante rever como anda essa exploração e se continuar dessa forma que vemos atualmente de forma predatória o fim da vida no planeta é fato consumado.
O reverenciar a terra é cuidar bem dela e não se necessita de grandes atos. Basta o economizar de energia e água e o básico cuidado com o lixo, com as florestas, diminuir as grandes desigualdades econômicas entre os seres humanos, etc. A reciclagem é muito importante e o planeta agradece, pois a própria terra faz sua parte na reciclagem natural na definição tão clássica e sempre atualíssima do francês Antoine Laurent Lavoisier: "Na natureza, nada se perde, nada se cria; a matéria apenas se transforma."

Nenhum comentário: