terça-feira, 3 de abril de 2012

ECONOMIA E AGRICULTURA

José de Arimatéa dos Santos
O Brasil economicamente se encontra numa posição super estratégica e se destaca atualmente pela posição entre os seis primeiros no ranking.
Alguns comemoram tal feito, mas infelizmente esses números não refletem na posição do país quanto aos indicadores sociais, principalmente na educação e saúde.
O chamado agronegócio arrota sua prepotência e faz muito barulho ao anunciar que essa posição do Brasil se deve aos grandes e espetaculares números de exportação advindos desse modelo de agricultura.
Modelo que para se expandir precisa cada vez mais de áreas e tome floresta devastada, além de rios e solos contaminados por agrotóxicos. Sem falar no trabalho escravo e na monocultura.
Ainda bem que se tem outro modelo de agricultura que respeita a natureza, emprega mais gente e produz alimentos saudáveis. Estou a falar da agricultura orgânica que promove a rotação de culturas, usa adubos orgãnicos e todas as etapas de produção tem a mão-de-obra humana.
E o principal de tudo isso que a agricultura orgânica tem como produzir alimentos para a humanidade de forma correta e que respeita a natureza. É o ser humano a produzir e se preocupar com o bem estar do planeta.

Nenhum comentário: