domingo, 22 de julho de 2012

FUTEBOL DE RESULTADO

Imagem: Google Images
O futebol já foi sinônimo de arte em que o futebol brasileiro era o que mais se destacava e decantado em todo mundo com grandes jogadores, verdadeiros gênios do esporte. É tanto que o melhor jogador de futebol do mundo em todos os tempos é nada mais, nada menos que Pelé. Não precisa falar mais nada que entre os dez maiores jogadores de futebol de todos os tempos os outros nove destacados no mínimo se tem mais uns cinco ou seis nascidos no Brasil.
Quanto ao futebol arte o destaque hoje somente é a Espanha com sua seleção que brilha nos campos e o time de Barcelona que tem simplesmente o inquestionável Lionel Messi. Jogador brilhante e quase completo que enche os olhos de todos que gostam de futebol. E o mundo para para ver suas maravilhosas jogadas que é o verdadeiro espetáculo futebolístico.
Tirando a Espanha e o Barcelona o que se vê atualmente a ganhar os campeonatos são times com aquele futebol que quase sempre é feio em que vale somente o resultado. O 1x0 é goleada para times que jogam esse futebol. É só observar como jogam Chelsea e Corinthians os atuais campeões da Europa e da América. Futebol de pouco brilho em que espetáculo fica no segundo plano.
Até a seleção brasileira já é adepta desse famigerado futebol de resultado. As duas últimas copas conquistadas pelo Brasil em 1994 e 2002, tirando os geniais Romário e Ronaldo Nazário, o que se vê é pouco futebol vistoso e cheio de volantes e defensores para primeiro se defender e depois ir na boa em busca do gol.
Mesmo em alta esse tipo de futebol feio que é o futebol de resultado, acredito que é possível se jogar o futebol arte em que  a beleza da jogada do toque de bola, drilbles desconcertantes e em direção ao gol sejam constantes e a conquista de campeonatos tenham um brilho a mais e a lembrança seja além do caneco as jogadas maravilhosas de grandes jogadores.


Nenhum comentário: