quarta-feira, 11 de julho de 2012

TRABALHO INFANTIL II

Imagem: Google Images
Ontem estava a assistir ao programa Profissão Repórter da Rede Globo tão bem comandado pelo jornalista Caco Barcelos e mais uma vez deram um show pela maneira correta e isenta ao abordar esse tema tão delicado, preocupante e vergonhoso para o Brasil.
Um dos argumentos de alguns adultos é que trabalhar desde tenra idade não faz mal para ninguém e arrotam sua ignorância com seus exemplos. Tudo bem. Penso diferente e acredito que a escola e o ensino são os únicos caminhos para o desenvolvimento e um futuro promissor para nossos jovens. A família bem assistida pelo governo e o incentivo de casa para o estudo certamente os jovens vão galgar melhores oportunidades.
O Brasil precisa urgentemente de pessoas estudadas em todas as suas áreas. E nisso é importante o investimento no ensino. Usar e bem todos os recursos para a educação. Para isso é importante valorizar o professor, funcionário de escola, a escola e os estudantes. Assim, é possível melhorar a educação e os resultados serão o fim do analfabetismo e também a extinção do trabalho infantil.
No Brasil qualquer trabalho de criança e adolescente com menos de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, é proibido por lei.
É trabalho infantil quando a criança e adolescente não consegue fazer suas atividades de ir à escola, brincar e praticar atividades culturais por excesso de afazeres domésticos ou se há exploração comercial.
Acredito que lugar de criança é na escola em que suas tarefas estudantis sejam feitas da melhor maneira possível. Quanto à família resta dar todo apoio a criança quanto a educação familiar e ajudar a escola no pleno desenvolvimento da criança e adolescente.
Já o estado deve dar toda proteção às crianças para que as leis sejam realmente postas em prática e assim dar um fim a todo tipo de trabalho infantil.


Nenhum comentário: