sábado, 21 de julho de 2012

O FUTURO DA CIDADE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

José de Arimatéa dos Santos
Neste ano de eleições municipais é importante conhecer as ideias e projetos dos candidatos. Falo assim por que praticamente conhecemos a maioria dos pretendentes aos cargos de prefeito e vereador e esse fato é mais corriqueiro devido a cidade ser pequena. Ideias e projetos são dois temas que devemos como eleitores questionar a cada político que está em campanha.
Esse começo de campanha eleitoral está ainda morna e alguns candidatos fazem aquele tradicional barulho nas ruas da cidade com os seus sons que escutamos só suas musiquinhas de campanha e o número do candidato. Chegam a ser até hilárias as "músicas" em que a paródia de músicas conhecidas são tocadas a todo vapor. E haja ouvido para aguentar tamanho barulho!
Infelizmente ainda campeia a compra de votos de políticos inescrupulosos que numa verdadeira "corrida maluca" sai a prometer emprego, vantagens e até dinheiro a eleitores. Sei que a legislação é dura quanto a compra de votos, mas ao final da eleição é só vê o resultado com a eleição de figuras impopulares e com grande número de votos. É mais do que necessária a denúncia da compra de votos e o cuidado para que a eleição seja limpa e ganhe quem realmente soube se expressar junto a população.
Analisar o passado e o presente do candidato é muito importante e com as tecnologias disponíveis tudo isso se tornou fácil. É fácil dispor de informações do que declarou o candidato junto a justiça eleitoral e qual previsão de gastos da campanha política. Quem tiver um tempinho encontrará verdadeiras pérolas nos dados disponíveis dos candidatos. Acho incrível a "cara de pau" de alguns ao avaliar seus bens e colocar preços bem abaixo do que se pratica na vida real. E a previsão de gastos? Valores astronômicos que qualquer pessoa inteligente fica a se perguntar e já com uma "pulga atrás da orelha" quanto a esses candiatos. Nos quatro anos de mandato o candidato não cobre essas despesas com salários e vantagens do cargo. Eu já descarto esses candidatos por aí. Pode ter certeza que cobrirá estes valores através da corrupção.
Então é importante questionar cada candidato por seus projetos e mais do que isso analisar o passado e o presente de cada um. É ficha suja? Tem ficha limpa? E depois dessa bateria de informações vê se o cidadão tem realmente condições de ocupar o cargo de prefeito ou vereador. O futuro da cidade está em nossas mãos.

Nenhum comentário: