domingo, 29 de julho de 2012

O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL

José de Arimatéa dos Santos
Vez por outra escuto jornalista ou personalidade da televisão fazer uma confusão danada com o belo e acolhedor estado de Rondônia. Não sei se é por maldade ou desconhecimento que trocam a sigla RO de Rondônia pela do estado de Roraima que é RR.
Rondônia é um estado da federação brasileira localizado na região norte do país, criado em 1956 e de brasileiros vindos de toda parte desse país verde e amarelo. Dois terços do território de Rondônia é coberto pela floresta amazônica, além de ser grande fronteira agrícola.
Quando falo que o Brasil não conhece o Brasil é por que a visão de Brasil está localizada somente numa região que é Rio-São Paulo e que de certa forma explica essa má vontade de alguns com as outras partes desse imenso país, mas que para mim não justifica. O Brasil é bonito devido a sua miscigenação e a capacidade de um povo tão alegre e trabalhador que com muita inteligência faz muito e transforma esse país a cada dia numa nação tão forte.
E nisso, o Brasil é formado por todos os brasileiros de norte a sul e leste a oeste. Do sul lá dos pampas até a o sertão nordestino passando pelo belo Maranhão e chegando a imensidão da amazônia e desce pelo pantanal matogrossense, além da beleza de Brasília, monumento da humanidade, até chegar em São Paulo e seu desenvolvimento estonteante. E para sintetizar toda essa brasilidade por que não falar do Rio de Janeiro? Simplesmente síntese de um Brasil em tudo, mas que a beleza e a alegria de um povo tão Brasil se destacam.

Nenhum comentário: