domingo, 27 de maio de 2012

MATA ATLÂNTICA

Imagem: Google Images
A mata atlântica é um dos biomas mais ameaçados do mundo e há 500 anos atrás cobria 15% de todo território nacional. Esse importantíssimo bioma se estende desde o estado do Rio Grande do Norte pela região litorânea brasileira e vai até o estado de Santa Catarina. Historicamente devido a expansão de lavouras de café o que resta hoje é tão somente 7,9% da original preservada. E isso é devido boa parte desse percentual pertencer a Serra do Mar que funciona como obstáculo a ação do homem.
Animais ameaçados de extinção vivem na Mata Atlântica como onça-pintada, tatu-canastra, lontra, mico-leão, entre outros. Bacias dos rios Paraná, Uruguai, Paraíba do Sul, Doce, Jequitinhonha e São Francisco fazem parte da Mata Atlântica. A vegetação é caracterizada por ipê, palmiteiro, canela, imbaúba, jequitibá-rosa e figueiras.
A preservação da Mata Atlântica representa o futuro do Brasil, pois os estudos de suas espécies vegetais e animais dizem muito na pesquisa quanto ao clima e hidrografia. E hoje se vê que se ganha mais economicamente com a floresta em pé. Toda proteção a Mata Atlântica é necessária, pois as gerações futuras merecem também usufruir da riqueza e beleza desse bioma tão brasileiro.

Nenhum comentário: