domingo, 20 de maio de 2012

SECA NO NORDESTE


Neste ano a região nordeste do Brasil passa por mais uma seca. Fenômeno secular que periodicamente acontece nessa região do país. A falta de água em muitas localidades fazem com que os prefeitos comecem a decretar estado de emergência em seus municípios e clamam para os governadores de estado e Presidência da República por medidas emergenciais para minorar o sofrimento desse povo tão lutador.
Sabemos que o nordeste passa por um grande momento econômico com níveis de crescimento até acima da média do Brasil, mas é importante ressaltar que a grandiosa e crônica desigualdade social do pais se reflete mais ainda nesse importante recanto verde e amarelo. Taxa de analfabetismo alta e uma estrutura agrária em que o latifúndio predomina.
Nesse momento é importante o governo federal acudir o povo nordestino e continuar os projetos para que o desenvolvimento da região possa chegar ao homem do campo. Principalmente para conter o êxodo rural e mais política de incentivo a agricultura familiar, além da reforma agrária e mais políticas de emprego para os que moram nas cidades.
O vídeo acima "Chega de Mágoa" é de 1985 em que os grandes artistas brasileiros se reuniram para que a venda do disco fosse revertida para os acometidos da seca da época. Relembro a música pela grande qualidade da letra e as interpretações monumentais desses grandes cantores brasileiros.
Portanto, é importante um Brasil mais igual e que as oportunidades sejam para todos os brasileiros indistintamente.

Nenhum comentário: