sexta-feira, 25 de maio de 2012

O TRABALHADOR RURAL

José de Arimatéa dos Santos
É notório o descaso e o abandono para com o trabalhador rural principalmente quando tem sua produção pronta para a comercialização. Além dos preços serem baixos, tem o atravessador que aproveita para jogar sempre pra baixo o preço da mercadoria do campo. Um dos fatores preponderantes que necessitam de um olhar dos governos são as estradas vicinais que quase sempre estão em péssimas condições para que o trabalhador possa levar até a cidade seus produtos para a venda e/ou entrega das encomendas.
O governo abre linhas de créditos e vários outros incentivos nos bancos, mas é preciso mais assistência e incentivo para que o trabalhador rural possa viver dignamente do que produz sua terra. E nesse aspecto é importante o cuidado com o solo e com as sementes no caso da agricultura, além do manejo com os animais com técnicas modernas e que façam o homem e a mulher do campo produzirem mais e com melhor qualidade.
A escola rural é outro ponto muito importante, pois ajuda o trabalhador rural e seus filhos pelo fato da escola ficar próxima de sua residência e tenha uma pedagogia voltada única e exclusivamente ao mundo rural. E que essa escola seja um ponto de encontro também da comunidade para a discussão dos problemas e consequentemente o vislumbrar de novos projetos para todos da comunidade rural.
Nisso tudo é icomensurável a importância do trabalhador rural, não somente na produção de alimentos, mas também por ser um sujeito que pode e deve proteger o meio ambiente. Cuidar da água e da mata ciliar dos rios, nascedouros de água e procurar usar técnicas ecológicas de proteção a natureza. 

Nenhum comentário: