terça-feira, 22 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE

José de Arimatéa dos Santos
Biodiversidade significa o conjunto de seres vivos que habitam determinado ecossistema. Dependendo do lugar pode-se ter grande ou menor diversidade de espécies. Em lavouras que utilizam herbicidas e pesticidas o número de seres vivos diminui drasticamente. Já em florestas, convivem um sem número de animais e plantas.
Há modificação no número de indivíduos de um ecossistema de forma natural como no caso de uma erupção vulcânica. Fato que diminui naturalmente o número de seres vivos, mas a quantidade de indivíduos com o tempo se recompõe. A outra forma de diminuição é provocada pelo homem numa derrubada de uma floresta para transformá-la em lavoura. Nesse aspecto ocorre uma brutal diminuição de animais e plantas e o pior de todo esse processo é o desequilíbrio no meio ambiente.
Não sou contra o desevolvimento agrícola e muito menos sou um conservacionista. Acredito que a humanidade deve explorar os recursos naturais, contudo de forma responsável em que todos os aspectos biológicos, químicos e físicos possam ser estudados à exaustão.
O respeito as leis da natureza deve ser o pressuposto principal para que o índio, ribeirinho ou o homem e a mulher do campo e da cidade possam ter comida, água e um clima de melhor qualidade.
José de Arimatéa dos Santos

Nenhum comentário: