terça-feira, 20 de novembro de 2012

CONSCIÊNCIA NEGRA

Imagem: Google Images
Neste 20 de novembro, faz-se a homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. A luta pelo fim do preconceito e racismo deve ser feito em todos os momentos, contudo o dia de hoje tem o valor simbólico pela homenagem a Zumbi, verdadeiro herói nacional que simplesmente queria a liberdade de seu povo da opressão da escravidão.
Quilombo de Palmares foi fundado no ano de 1597. E em pouco tempo o quilombo se agigantou e o povoado se desenvolveu nos princípios comunitários.
Zumbi: "Deus da Guerra", "Fantasma Imortal", ou "Morto Vivo". Maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade.
Somos sabedores que o preconceito é latente ainda e infelizmente no Brasil. A luta é diária contra o racismo e preconceito. É urgente a inserção do negro na sociedade e que seja realmente reconhecido pela sua valiosa contribuição na construção da nação brasileira. A presença negra no desenvolvimento brasileiro está presente em todos os aspectos brasis e vão da culinária a dança e passando pelo espetáculo que é o futebol e cultura nacional.
Todas as políticas afirmativas, como as cotas, são momentos de afirmação e que o país tem o dever de cumprir as leis para a verdadeira e tão necessária  ascensão do negro no seu espaço. E nesse momento é importante o fim de preconceitos e do racismo em todos os sentidos.

Nenhum comentário: