quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GONZAGÃO, 100 ANOS

Foto: Mário Luiz Thompson
No dia de Santa Luzia, que é também o dia do forró, comemora-se o centenário de nascimento do cantor Luiz Gonzaga. Brasileiro nascido lá em Exu, Pernambuco, cidade que possui hoje 31.576 habitantes e encravada no semiárido do nordeste brasileiro.
O nordeste brasileiro está em festa e Gonzagão representa a força da cultura brasileira em suas mais ricas manifestações culturais. E essa região brasileira se sobressai ao mesmo tempo pelas intempéries da seca e suas consequências e pela alegria de seu povo no forró gonzagueano. Logo cedo pela manhã as rádios tocam forró e tome forró! Mais ainda nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. 
Luiz Gonzaga em seus 100 anos em que todas as homenagens são merecidas por sua capacidade criativa e sua grande importância para a cultura nacional. 
O nordeste se alegra toda vez que escuta Luiz Gonzaga através de sua "Asa Branca" e todas as suas músicas. "Samarica Parteira", "Karolina com K", entre outras.
Luiz "Lua" Gonzaga cantou as aves, a seca, as festas, a religiosidade popular e teatralizou a vida do nordestino. Luiz Gonzaga cantou( e canta ainda todos os dias) o nordeste e o Brasil. Viva Luiz Gonzaga!

Nenhum comentário: