domingo, 23 de dezembro de 2012

O FUTEBOL, CULTURA BRASILEIRA

Imagem: Google Images
Ás vezes vejo por aí algumas pessoas classificarem a paixão pelo futebol como uma coisa menor. Chegam a classificar essa paixão como alienante. Não deixa de ser como da mesma maneira a política, a religião e as ideologias. Acredito que quando o indivíduo vive somente e tem uma mente fechada para as outras coisas da vida, aí é alienante mesmo. Esse e outros são os fundamentalistas que estão na política, religião e futebol. E dessa forma alienantes.
O futebol brasileiro no seu nascedouro era uma atividade da elite e negros para jogar futebol tinha que passar pó de arroz, Fluminense do Rio do Janeiro, e foi o Vasco da Gama, juntamente com o Bangu e Ponte Preta que derrubaram esse preconceito e colocaram em seus times atletas negros. Tem o Corinthians Paulista que é um clube formado por operários em 1910, além da "Democracia Corinthiana" e tantos momentos de afirmação do povo brasileiro através do futebol.
A religião, a política e o futebol devem ser debatidos, discutidos e está sempre nas conversas nossas de todo dia. Através do debate democrático que é possível conhecer e está por dentro das entranhas da religião, do futebol e principalmente da política.
A alegria do futebol deve permanecer num patamar de respeito para com o próximo que torce para um outro time ou ainda que tem uma opinião contrária da nossa. Que tal voltar aos bons tempos que os torcedores adversários ficavam todos juntos? Cada um vibrando com as belas jogadas dos jogadores e a brincadeira com os amigos.
E cada brasileiro é um técnico de futebol nato. Pena que por esses tempos está muito difícil de escalar nossa seleção brasileira. O futebol mudou muito, contudo mesmo assim a esperança que a seleção brasileira volte brevemente a brilhar e se impor como a mais vitoriosa do mundo é grande. Sempre que o futebol brasileiro está em baixa nas quatro linhas é sinal que na Copa do Mundo vai arrebentar e sendo em terras tupiniquins nem se fala. 
O futebol tem a capacidade de unir as pessoas e principalmente de ser uma atividade matemática e de estudo através da tática e jogo de equipe e da solidariedade, além do imprevisível que o jogador brasileiro faz tão bem. Dribles e jogadas desconcertantes inimagináveis que sejam no Maracanã ou no campinho do bairro, o futebol brasileiro apresenta. Esse é o futebol, verdadeira paixão e cultura tão brasileira.

Nenhum comentário: