domingo, 17 de junho de 2012

COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA

José de Arimatéa dos Santos
O Brasil é um país rico em biodiversidade e também com grandes áreas agrícolas. E é por isso que toda intervenção humana nesse rico patrimônio tem que ser de muito cuidado. E as leis ambientais devem ser bem claras quanto à proteção e combate a desertificação, além de estudo em relação à seca.
O estudo do solo e o seu devido descanso são atitudes ecológicas importantíssimas no combate à desertificação. O agricultor quando faz a rotação de culturas está a proteger sua terra e tem a certeza de produção por anos e mais anos. É importante também não poluir esse solo com agrotóxicos e herbicidas que invariavelmente caem nos córregos e rios e assim a poluição se espalha por grandes áreas. 
Outras medidas de combate à desertificação são a preservação das matas ciliares nos rios, proteção de fontes de água e topos de morro.
Quanto à seca que é fenômeno da natureza deve-se proteger o pequeno agricultor com incentivos agrícolas na perfuração de poços artesianos e em cada propriedade ter espaço para pequenos açudes, além de um seguro safra que faça com que o homem do campo não saia de sua terra para a cidade.
Portanto, medidas ecológicas são as soluções ao combate à desertificação e à seca. Basta aos seres humanos procurarem formas de sobrevivência que tenham como farol a preservação da vida nesse planeta. 

Nenhum comentário: