sábado, 2 de junho de 2012

JUNHO

Considero o mês de junho o mais festeiro e festejado do ano. Tempo de muito forró e cultura popular em que as manifestações culturais tão brasileiras estão muito bem representadas. As comidas brasileiríssimas como pamonha e milho cozido e/ou assado entre outras se fazem presentes fortemente.
As festividades começam com Santo Antônio passam por São João e terminam com São Pedro. E cidades como Campina Grande na Paraíba e Caruaru em Pernambuco disputam quem faz a melhor festa junina no Brasil e nisso posso puxar um pouco a sardinha para meu lado e incluir Barbalha lá no Ceará que faz uma festa mágica e grandiosa em homenagem a Santo Antônio.
As festas juninas acontecem de "cabo a rabo" Brasil a fora, mas é no nordeste brasileiro que a tradição se faz mais presente e o colorido da alegria do povo brasileiro chama muito a atenção. O folclore que é a tradição do povo se mantém vivo e no mês de junho se destaca cada vez mais. E os amantes da cultura popular lutam pelo reconhecimento e pela manutenção das ricas manifestações que tornam a região nordeste um lugar tão festivo e alegre mesmo com as adversidades climáticas e econômicas. Então, viva junho!


Nenhum comentário: