sábado, 23 de junho de 2012

GOLPE À DEMOCRACIA

Imagem - Foto: AFP
Acreditava que a temporada de golpes de estado na américa latina já era coisa do passado. Época da bipolarização de EUA x União Soviética em que em todos os países do nosso continente deram um basta as liberdades e a algazarra de golpes de estado eram quase diários. No Brasil chegaram a dar o golpe sobre o golpe.
Nesta semana estupefato deixou todo mundo quando o senado paraguaio se apequena e destitui seu o Presidente da República Fernando Lugo, que foi eleito democraticamente, num julgamento simplesmente sumário e por incrível que pareça de forma açodada e num relâmpago, derrubam o governo.
Fato preocupante e motivo de repulsa por parte de todos os amantes da democracia e da liberdade. Não é surpreendente, pois a elite capitalista sempre usa desses artifícios para a perpetuação de seus privilégios e defesa de seus interesses.
Para o capital, a população não pode e nem deve reivindicar melhores condições de vida e muito menos ocupar os espaços de poder. Qualquer deslize e daí está motivos para o golpe.
Mias do que nunca é preciso radicalizar o conceito de democracia e respeito as decisões populares. Só assim para se defender dos inimigos da liberdade.

Nenhum comentário: