domingo, 9 de junho de 2013

CAMPEONATO POR PONTOS CORRIDOS E A DEMOCRACIA

José de Arimatéa dos Santos
Vez por outra vejo o debate quanto a regra de disputa do campeonato brasileiro. Pontos corridos ou "mata, mata"? A regra atual de pontos corridos, acredito já consolidada, é a mais democrática e justa por premiar a equipe mais regular durante todas as 38 rodadas. No "mata, mata" pode acontecer do classificado na "bacia das almas" fazer partidas memoráveis e vencer o campeonato com menos pontos, menos gols e o pior com um futebol sem brilho.
As séries A e B do campeonato brasileiro seguem a regra dos pontos corridos. Já as séries C e D têm o "mata, mata" a partir da segunda fase depois da fase de grupos. Para os amantes dessa fórmula do "mata, mata" tem a Copa do Brasil que segue o padrão e se tem uma final de campeonato com pompa e circunstância.
Cada jogo do campeonato brasileiro é uma final de campeonato. Essa frase não é um lugar comum, pois cada partida vale três pontos e dependendo da situação leva o time para cima ou pode empurrá-lo para a zona de rebaixamentos. Os quatro primeiros se classificam para a Libertadores e os quatro últimos caem para a série B. Times que ficam na posição intermediária da tabela podem disputar a Copa Sul Americana.
E outra coisa que é importante dizer é que de certa forma acabou com a balbúrdia das "viradas de mesa" quando um "grande" ia mal e caía para outra divisão. Claro que quem comanda o futebol no Brasil são pessoas suspeitas e que não inspiram confiança. 
É preciso mudar muito coisa ainda. Democratizar o mundo do futebol e trazer mais confiança para o torcedor investir em seus clubes e se tornar sócios. O potencial de crescimento do futebol no Brasil é grande pela paixão do brasileiro pelo futebol. É preciso também o investimento do governo em educação e saúde, além das instituições funcionando a pleno vapor para que o país tenha um desenvolvimento sustentável e o melhor, para todos indistintamente.

Um comentário:

Rafael Caruccio disse...

Sinto muito, mas chamar esses joguinhos comuns de final não é realista.