domingo, 20 de abril de 2025

RESPEITO E BOM TOM

Esses dias estava eu numa viagem longa e em torno de 400 km a distância e observei algumas coisas que demonstram o quanto parte da população não tem nenhuma noção de civilidade no uso do celular.

Antes de começar a viagem, ainda na rodoviária sinto o cheiro de fumaça de cigarro. Nos tempos de hoje acredito ser inconcebível em ambientes públicos algumas pessoas ainda fumarem. Não tem nenhuma noção de saúde e de mau gosto esse hábito do fumo.

 E dentro do ônibus é um barulho de vídeo em celular que enoja. Poderia ao menos, se não tem fone de ouvido, escutar baixinho e próximo ao ouvido. Não sou obrigado escutar conversas e muito menos músicas que invariavelmente são de péssima qualidade, além desses vídeos tão comuns nos celulares.

A civilidade e o sentimento de incômodo em relação ao semelhante ao lado passa ao largo pra algumas pessoas. Ninguém é obrigado e nem merece escutar e ver certas atitudes do outro. No entanto nesse mundo atual o respeito e o bom tom parecem que não existem mais.

O mundo precisa de discernimento e mais respeito pelo outro. Respeitar o mundo do nosso semelhante. Por que barulho? Por que tem que ser com muito ruído? Indagações que todos nós devemos fazer sempre, pois um mundo que respeite as individualidades de todos é imprescindível e necessário!

domingo, 13 de abril de 2025

ASSIM DEVE SER A VIDA

José de Arimatéa dos Santos

Sempre escrevo sobre a natureza, pois é um tema sempre presente, atual. Vivemos na natureza, na terra e como tal é necessário refletir as ações do ser humano sobre os recursos naturais que consumismo diuturnamente.
Vê-se que as mudanças climáticas estão acontecendo de uma forma célere e preocupante por que as grandes catástrofes acontecem como respostas às agressões sofridas por essa natureza. Nada natural as consequências que já sentimos.
Moro na região amazônica que é uma região do planeta que chove muito. No entanto no ano passado passamos, acredito, pela maior seca que essa região sofreu. Acrescente-se nesse pacote as queimadas e a fumaça que tomou de conta de todos os quatro quadrantes do bioma amazônico
Situações que a revisão de como exploramos a natureza precisa ser estudada e posta em prática no sentido da preservação dos recursos naturais Fora disso significa o fim do ciclo dos seres humanos pela terra.
O que fazemos hoje é no sentido para que no amanhã tenhamos as mesmas condições para a produção de alimentos e consequentemente para um mundo de mais justiça e fraternidade. Onde todos tenham as oportunidades e possam viver dignamente. Assim deve ser a vida!

domingo, 6 de abril de 2025

ESPELHO D'ÁGUA

 

José de Arimatéa dos Santos


A natureza nos proporciona cada imagem que me surpreende sempre. Mesmo nesse período chuvoso aqui na Amazônia que parece já está chegando ao seu fim. Sabe-se que na nossa região só tem duas estações bem definidas que são o inverno e o verão.

No ano passado a seca foi muito rigorosa, além das queimadas que transformaram o ambiente amazônico muito cinzento, literalmente. E os rios da região quase secaram devido principalmente as mudanças climáticas.

E neste ano as boas notícias no inverno amazônico é a ótima quantidade de chuvas que enche todos os rios e a preocupação no momento é com as pessoas que moram próximas a esses rios. Ribeirinhos que passaram por grandes dificuldades na seca e agora com as águas que fazem subir o nível dos rios.

Aqui em Rondônia essa época do ano é chamada de "tempo das águas", principalmente pelos que migraram para cá nas décadas dos anos 1970 e 1980. Época que a floresta era muito densa e a pluviosidade bastante alta. Dizem todos eles que no inverno, como agora, chovia copiosamente por dias e o sol quase não dava o ar da graça dele.

Claro que vivemos outros tempos onde a preocupação é pra reservar a natureza, brecar a destruição das matas, rios e demais recursos naturais. Explorar a natureza de forma sustentável por que se não nem futuro teremos, pois é preciso reforçar por que passamos por uma epidemia, como essa da Covid-19.

Enfim, a natureza está para ser explorada comedidamente, responsavelmente e para admirá-la pela beleza e pela rica fonte de vida pra todos nós seres vivos. Que toda a humanidade possa se desenvolver com justiça e igualdade para todos!

 

domingo, 30 de março de 2025

CAMINHOS

José de Arimatéa dos Santos

A estrada, o asfalto, a placa e as árvores. Descrição de um caminho que leva a todos os destinos. Sei que essa demonstração diz tudo e ao mesmo tempo não diz nada. Entendeu? Nada né. É assim que é a vida, pois sempre estamos num caminho que não sabemos para onde se vai. Ninguém sabe o futuro. O que vai acontecer a poucos segundos.

Então, que se viva e intensamente. Temos que fazer o que tem que ser feito. Viver honestamente. Ontem estava divagando se eu era uma pessoa rancorosa e procurei no Google o significado de uma pessoa rancorosa. Cheguei a conclusão que sou. Só que de uma forma que procuro nem ver quem eu evito para não aflorar esse sentimento de rancor.

Lá na minha pesquisa destaca-se até os males advindos do rancor para o ser humano. Tudo bem. Eu convivo muito bem comigo e esses sentimentos como rancor procuro administrá-los de uma forma que não prejudique minha saúde. É tanto que para algumas pessoas acho bom até nem saber de notícia nenhuma. Assim vou no meu caminho.

Estou às portas de completar sessenta anos de idade que é um número cheio e nessa altura do campeonato dessa vida procuro preocupar comigo primeiramente mais do que tudo. Cativo os verdadeiros seres humanos que são meus conhecidos, colegas de trabalho e amigos. Fora disso total desprezo pra quem não gosto.

E é assim que caminho nessa vida. Deixei algumas coisas para trás, até alguns momentos desses mereciam e merecem uma melhor avaliação de minha parte, no entanto se ficaram para trás em minha ótica de vida que fique pra lá mesmo. Eu sou assim mesmo e procuro ser sempre autêntico e sem falsidade. E é assim que faço meu caminho!

domingo, 23 de março de 2025

DEMOCRACIA

Ultimamente se observa que ideias retrógradas, atrasadas e que trouxeram tanta morte e desalento estão por aí mais do que nunca. A história do mundo vive de ciclos e quando se parece que as coisa começam a se encaixar numa sociedade menos desigual, aparece de volta quem defende situações esdrúxulas de preconceito e ódio.

Não faz muito tempo que o mundo passou por duas grandes guerras e se comprovou a vitória do bom senso que a paz é só possível com democracia e justiça social. Que os políticos respeitem as liberdades e as regras democráticas como a do contraditório.

O que se ver por aí é cada vez mais políticos com ações autoritárias e usando, pasmem, o jogo da democracia. Elegem-se via voto e procuram durante o mandato minar essa democracia que o fez chegar ao poder. Ao menos no Brasil a justiça se fez presente e barrou golpistas do oito de janeiro de 2023.

Nisso, vale reforçar o valor da democracia e da alternância de poder, todos os cidadãos poderem ter opinião e que sejam respeitados em suas manifestações que visem o bem estar e liberdade e tudo dentro do jogo democrático.

Assim é importante a vigilância para que se permaneçam os ideais democráticos e um Brasil e o mundo muito mais livres e pelo fim das desigualdades sociais com investimentos maciços na educação em todos os níveis e políticas de desenvolvimento para todos e indistintamente.

domingo, 16 de março de 2025

TEMPOS DE CHUVAS

José de Arimatéa dos Santos
Foto do rio Madeira, outubro/2024

 Até bem pouco tempo atrás o maior símbolo do estado de Rondônia, o rio Madeira, estava com pouca quantidade de água em seu leito. Fruto da seca histórica que se abateu sobre a região amazônica. O noticiário falava quase diariamente das dificuldades dos ribeirinhos para se locomover no rio para suas atividades econômicas e sociais.
Ainda bem que os tempos hoje são outros. Chove bastante e com pluviosidade bem acima de anos anteriores. Fala-se até em cheia nos rios dessa região do Brasil. Bastou começar o ano e as chuvas intensas que até esse mês de março continuam.
Os migrantes da década dos anos 1980 dizem sempre que quando chegaram por essas paragens do Brasil as chuvas duravam dias, quase não se via o sol quando da época das águas, inverno amazônico. Chovia muito por que o desmatamento era bem pouco e a cobertura vegetal na Amazônia era bem maior.
Hoje com uma cobertura vegetal bem menor e os desmatamentos que continuam e nesse batidão de destruição da natureza dias de pouca chuva é possível. Esperar que políticas de desmatamento zero prevaleçam, pois assim é possível deslumbrar um futuro de chuvas e proteção a vida.
Falo que a chuva é a festa da natureza, pois limpa o ar e se renovam os recursos naturais. Chuva é tempo bom sempre e principalmente quando passamos por um tempo de muita seca, quentura e fumaça. Que tempos melhores e com chuva venham, sempre!

domingo, 9 de março de 2025

E CHOVE

 

José de Arimatéa dos Santos

Depois que passamos por um período difícil aqui na Amazônia, digo até inédito de seca, as chuvas voltaram e da forma Amazônica, muito grandiosas. Muita água. É uma notícia ótima, pois muitos rios aqui dessa região do Brasil estavam quase minguando, quase nada de água em seus leitos.

Sabemos que as condições como o ser humano explora os recursos naturais é de uma forma muito predatória. E até preocupante quanto ao futuro da vida na terra. É urgente mudar esse processo, explorar a natureza só que de forma sustentável.

Hoje é um dia de sol. Horizonte ensolarado. Quando acontece esse processo de chuva e sol a natureza agradece, pois tudo fica verde. É o verdadeiro renascimento das plantas e alegria pros animais, além do clima bem ameno. Brilha os olhos dos agricultores com suas lavouras que se desenvolvem celeremente.

O que se espera dos governos é planejamento e tenham os cuidados necessários com as cidades para que minorem e até resolvam os problemas de alagamentos. Assim evitam catástrofes que são noticiadas nesse período pela mídia. 

Assim podemos comemorar as chuvas em casa ou no trabalho por que daí tudo melhora. Acaba a seca, os rios ficam caudalosos, o clima fica ameno, alegra-se a vida e uma esperança de melhores dias se manifesta. Que continue esse período de chuva!

domingo, 2 de março de 2025

É CARNAVAL!

Imagem: Google Images

Esses dias vi um ex aluna na escola que trabalho e de uma forma natural perguntei se estava com saudades dos tempos escolares. Como sempre fico estupefato com a resposta:

- Claro que não! 

Sinais desses tempos que vivemos atualmente onde uma corrente reacionária propaga ideias contra o ensino, as artes e reforça o fundamentalismo religioso muito impregnado de preconceitos e "verdades absolutas".

E nisso tudo entra o Carnaval demonizado por alguns e por não gostar, não participar dos festejos mominos, destilam o ódio. São situações desse mundo atual e que refletem o pensamento de uma turma que não gosta da liberdade. E pra piorar querem impor o modo de vida deles pra todo mundo.

Mesmo assim estamos no Carnaval. Uma festa popular que celebra a liberdade e o riso tão combatidos pelo conservadorismo. O riso, a liberdade e alegria são atos revolucionários e que representam a essência da vida.

E voltando ao assunto da aluna do início da conversa, essa situação só reforça, infelizmente, o quanto o sistema adora quem não gosta de estudar e apreciar a arte, pois assim fica mais fácil a manipulação e alienação da juventude. Agora, a formação de imbecis defendendo figuras retrógradas é incentivada através da religião e da mídia.

Que vivamos a folia de qualquer maneira. Seja nas ruas, no campo ou em casa. Tudo é Carnaval. O que vale é a alegria, a beleza e as artes. O Brasil e o mundo precisam de pessoas felizes e vivendo dignamente. Um mundo de liberdade e de muito festejo é possível. Viva o Carnaval!

domingo, 23 de fevereiro de 2025

CRÔNICA DE UM TEMPO

José de Arimatéa dos Santos

Final de tarde de sábado e os primeiros sinais da noite começam a se destacar, pois os postes da iluminação pública têm suas lâmpadas já acesas e aquele ar de final de semana onde os cheiros que emanam das casas da vizinhança são de comidas de final de semana. 

O clima é de temperaturas altas onde o sol voltou célere e daquele jeito amazônico depois de muitas chuvas por essas bandas do estado de Rondônia. Estamos vivendo o "inverno amazônico" que é um período de muita chuva. É tanto que aqui em Rondônia dizemos que estamos no "tempo das águas". Já foi de muito mais águas em tempos pretéritos.

Depois de uma seca brava aqui na Amazônia é pra comemorar as chuvas que têm caído na nossa região. É tanta chuva que rios voltam a ser mais caudalosos e com dificuldades para muita gente que mora perto desses rios. No momento a chuva deu um tempo. E o sol brilha fortemente.

Chuva e sol e é sempre momento para se debater essa situação climática aqui na Amazônia, mesmo vivendo nesses tempos que forças reacionárias minimizam a situação e até correm do diálogo. No ano passado aqui região amazônica, ao menos do lado do Brasil, a seca foi feroz e de muitas queimadas.

O futuro pode está comprometido com a quantidade de chuvas devido aos desmatamentos ainda presentes, além dos garimpos ilegais que destroem sem dó a floresta e a vida de indígenas e amazônidas que dependem da mata para sobreviver. A natureza precisa ser explorada com mais inteligência e com pensamento e ações consequentes para a evolução da vida.


 

domingo, 16 de fevereiro de 2025

BOM GOSTO MUSICAL

 Em meio a tanta música ruim que toca por aí nesse Brasil já estava eu desacostumado a escutar um som de qualidade que vem das residências quando passamos pelas ruas, avenidas e vielas das cidades. Pois é. Nas férias de janeiro, como é de praxe, vou a terrinha, Barbalha lá no Ceará e subindo o morro do Rosário, já no horário do almoço, o que escuto é alguém ligado em seu som e a música e a poesia do cantor Belchior ecoam.


Escrevo isto somente para reverenciar o bom gosto, pois seja no rádio, na tv e nos sons das ruas o que se escuta é tão somente um tipo de música e de péssima qualidade. Fico até abismado num mundo tão tecnológico se produzir e propagar o ruim, o péssimo. Quem faz música de qualidade está jogado à margem, infelizmente.

Lá vai eu subindo de novo o morro do Rosário, falo morro mas na verdade oficialmente bairro do Rosário, e dessa vez enquanto perambulo a música de Gilberto Gil ecoa. Sentimentos afloram naturalmente por ser a arte em maior essência. Música brasileira de primeiríssima qualidade. Situações como as expostas acima demonstram que a arte é imortal. É para sempre.


Que a música de qualidade prevaleça para que se tenha um povo mais independente e que não seja o que é atualmente onde o fanatismo e ideias autoritárias prevaleçam. A música, a arte, a cultura têm a capacidade do discernimento desses tempos que vivemos atualmente. E por isso da importância da poesia de grandes cantores como Belchior e Gilberto Gil, verdadeiros mestres da música de qualidade.

domingo, 9 de fevereiro de 2025

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A NATUREZA

José de Arimatéa dos Santos


O Brasil passou por queimadas e muita fumaça promovidas por insensíveis e destruidores da natureza. A região amazônica foi sem dúvidas a mais atingida com temperaturas altíssimas, falta de chuvas e muita fumaça que prejudicou até o pouso e decolagem de aviões no aeroporto da capital de Rondônia, Porto Velho.
Quando já nesse limiar de início de ano vemos a boa quantidade de chuvas e o verde que logo retorna, além da ótima qualidade de ar que respiramos é um alívio. Assim se ver a importância desse bioma amazônico para o clima de todo o planeta. E é por isso que as  medidas de proteção e cuidados devem ser redobrados para a saúde e também para um futuro para a vida.
Ao andar por aí e alhures observo os rios voltando a receber uma boa quantidade de água. Os leitos dos rios promovem a alegria dos animais silvestres, das plantas e dos ribeirinhos que necessitam do rio para a sobrevivência e também para se locomover. Basta pensar nas grandes extensões dessa Amazônia no Brasil e os rios são as "estradas" que fazem com que brasileiros levem sua produção agrícola para as cidades e tragam de volta alimentos e congêneres.
Portanto, que se proteja a natureza, a Amazônia e todos os seus recursos naturais. Que a exploração dos recursos naturais provoquem o mínimo de impactos ambientais. A sabedoria dos seres humanos é para que o meio ambiente seja explorado de uma forma consciente e ambientalmente sustentável. É possível!



 

domingo, 2 de fevereiro de 2025

AMARELO E VERDE

José de Arimatéa dos Santos


 Em meio ao verde se destaca o amarelo dessa belíssima flor. 
A natureza é sábia e sempre nos dar lições. 
Pena que o ser humano destoa de tudo isso ao destruir toda essa natureza.

domingo, 26 de janeiro de 2025

UMA PRAÇA

José de Arimatéa dos Santos


 É mais do que uma praça da cidade onde nasci. Na verdade a praça que representa tão bem a história de um município muito importante do estado do Ceará. A beleza e as características arquitetônicas que remontam a tempos pretéritos.
A cidade que falo aqui é Barbalha que está localizada na região do Cariri cearense. Forma juntamente com Juazeiro do Norte e Crato o grande tripé do desenvolvimento de todo o sul do estado do Ceará. Juntam-se a fé popular, a cultura e as belezas naturais da chapada do Araripe, além de um comércio e indústrias pujantes.
E a praça representa aquela hora de descanso numa sombra de uma árvore pra observar o movimento e também pra reverenciar a vida e todo o movimento de uma cidade. O encontro de pessoas pra conversar e trocar ideias, além do costume desses tempos tecnológicos dar de cara com o celular e fotografar as plantas e a praça de uma maneira geral num ângulo que a deixa mais bela.
E assim mais um ano que tenho a oportunidade de retornar a terrinha e rever muita coisa. Como é ótimo reviver momentos muito importantes e pensar no futuro. Ver o que é possível num futuro próximo. Quem sabe retornar a terra onde nasci.
E a praça com sua beleza que tem a função de embelezamento das cidades e também para um momento de relaxamento dos cidadãos e cidadãs que não deixa de ser também de lazer, de encontros, namoros e reencontro com a vida, com a alegria de está com saúde, vivo!

domingo, 12 de janeiro de 2025

JANEIRO!

 

José de Arimatéa dos Santos 

Já estamos chegando na metade do primeiro mês do ano. Janeiro representa o começo e também o recomeço de esperanças que se renovam a cada virada de ano.

A vida prossegue numa rapidez incrível e mesmo assim acreditamos em dias cada vez melhores.  Tem que ser assim, pois é através da esperança que caminhanhos nessa trilha que é a vida.

Num domingo como este que pra muita gente é de descanso e lazer e nos demais dias que seja muito bem aproveitado tanto pra quem é  do domingo de tranquilidade como pra quem labuta.

A vida é  pra ser muito bem vivida. Cada um se cuidar dessa vida para viver mais e melhor, pois a longevidade depende de preceitos do cuidado e disposição pra alegria.

Enfim que a lógica do bem viver seja a tônica de cada momento  vivido para que a vida seja de bem querer, do amor e da fraternidade!